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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Resenha Crítica: SAVIANI, Dermerval. Escola e Democracia. 34a. ed. Revisada. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. Recife - 2009

Resenha Crítica do Livro de Savianni, |Dermeval (1982). Escola e Democracia

CALADO, M.R.T*

(...) Este livro foi organizado da seguinte maneira: o primeiro texto reproduz o artigo “As teorias da Educação e o problema da marginalidade na América Latina”,publicado originalmente em Cadernos de Pesquisa, no 42. Agosto/82, da Fundação Carlos Chagas.
Os textos seguintes, Escola e Democracia (I) e Escola e Democracia (II) reproduzem, respectivamente, os artigos “Escola e democracia ou a “teoria da curvatura da vara” ANDE, 1981 e Escola e democracia: para além da ‘teoria da curvatura da vara’”, ANDE, 1982.
O ultimo texto, onze teses sobre Educação e Política, foi escrito especialmente para integrar a presente publicação. Seu objetivo é encaminhar, de modo explícito, a discussão das relações entre educação e política já que aí reside a questão central que atravessa de ponta o conteúdo deste livro.
Dada a estreita conexão entre os artigos acima mencionados, tem havido uma tendência estudá-los conjuntamente.

SUMÁRIO:

-O PROBLEMA DAS TEORIAS NÃO-CRÍTICAS
-A PEDAGOGIA TRADICIONAL
-A PEDAGOGIA NOVA
-A PEDAGOGIA TECNICISTA
-AS TEORIAS CRÍTICO – E PRODUTIVISTA
-TEORIA DO SISTEMA DE ENSINO ENQUANTO VIOLÊNCIA
-TEORIA DA ESCOLA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO
-TEORIA DA ESCOLA DUALISTA PARA UMA TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
-POST-SCRIPTUM
-ESCOLA E DEMOCRACIA
-A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
-O HOMEM LIVRE
-A MUDANÇA DE INTERESSES
-A FALSA CRENÇA DA ESCOLA NOVA
-ENSINO NÃO É PESQUISA
-A ESCOLA NOVA NÃO É DEMOCRÁTICA
-ESCOLA NOVA: A HEGEMONIA DA CLASSE DOMINANTE


Saviani começa seu livro levantando questões de dois grupos mais ou menos
antagônicos.

O primeiro grupo - acha que a educação é a panacéia milagrosa capaz de erradicar a marginalidade de nossa sociedade. Segundo o mesmo, não consideram os problemas e a estrutura social como influenciadores da educação. Destaca também as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade:
- Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo a marginalidade associada à ignorância.
A escola surge como um “antídoto”, difundindo a instrução.
- Na Escola Nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante e sim do rejeitado, do anormal e inapto, desajustado biológica e psiquicamente.
A escola passa a ser então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade.
Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência, improdutividade. A função da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.
No segundo grupo - Teorias Crítico-Reprodutivistas subdivididas em Teoria de sistema enquanto violência simbólica, Teoria da Escola Enquanto Aparelho Ideológico do Estado (AIE) e Teoria da Escola Dualista -, de forma oposta, a educação aparece como fator agravante, através da discriminação e responsável pela marginalidade. Nas quais não pode ser possível “compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais”.

Nessa segunda parte do livro, Saviani faz referência à Teoria da Curvatura da Vara, fazendo alusão à política interna da escola a partir de três teses, sendo as mesmas todas teses políticas:

1. Tese filosófica-histórica, do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter reacionário da pedagogia da existência. Neste momento, pode-se refletir sobre a história do homem e a influência desta na educação, as mudanças sociais e a luta de classes trazida com o capitalismo e seus reflexos na educação.
2. Tese pedagógico-metodológica, que é mostrada como do caráter científico do método tradicional e do caráter pseudo-científico dos novos métodos. O autor discute aqui a relação entre ensino e pesquisa e como o “escolanovismo” tentou articular-se com o processo de desenvolvimento da ciência enquanto o método tradicional o articulava como produto da ciência.
3. Voltando então à falta de democracia na Escola Nova, que remete o autor à terceira tese que deriva, segundo ele das duas primeiras: ...de como, quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi à escola; e de como, quando se menos falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática.
Por último, propõe uma Teoria Crítica da Educação. Saviani frisa que os dois primeiros grupos explicam a marginalização na forma da relação entre educação e sociedade.
A educação que deveria ser o instrumento para as escolhas do homem livre,
democrático, cidadão e autônomo acaba, então se tornando mais uma ferramenta de manipulação e de homogeneização do pensamento crítico da sociedade. Ela legitima as diferenças sociais e marginaliza, ao invés de tencionar a luta contra a ideologia das classes dominantes, e dos direitos dos seres humanos: o  conhecimento, que deve ser universal e possibilitado a todos. E como o próprio
autor destaca, a teoria de curvatura da vara de Lênin pode ser a forma de a Educação criar sua revolução para a quebra desse sistema, uma vez que se quebra a neutralidade da Educação, passando a ser considerada parte ativa neste processo de transformação.
O autor termina o livro e conclui retificando a relação entre e educação e a sociedade, bem como a responsabilidade dos professores em transformar, não o mundo, mas sim cada indivíduo que assiste sua aula, compreendendo melhor o mundo e seus acontecimentos, assim como seu papel dentro do sistema, seus deveres e seus direitos para a construção de um país melhor. Essas pequenas
revoluções que acontecem na sala de aula (aquilo que podemos nos aventurar a chamar de ruptura ou quebra de paradigmas) podem dar a chance de uma transformação histórica num período maior de tempo.
“Esperamos que este livro, a exemplo dos artigos que lhe deram origem,
continue a auxiliar professores e alunos na busca de uma compreensão mais sistemática e crítica das diferentes teorias da educação.” (DERMEVAL SAVIANI, 1983) “É possível dizer que esta obra é uma contribuição significativa ao pensamento pedagógico latino-americano, que expressa às transformações que sofreu... ESCOLA e DEMOCRACIA constituem para nós uma valiosa fonte de reflexão. É um desafio.
Incita-nos a valorizar e repensar criticamente nosso processo histórico. Estamos seguros que a divulgação e discussão deste livro nos ajudarão a elaborar nosso próprio caminho educativo.” (Ema Júlia Massera)Dermeval Saviani nasceu em Santo Antônio de Posse-SP, em 03/02/44

Biografia

Dermeval Saviani nasceu em Santo Antônio de Posse-SP, em 03/02/44(de direito, pois de fato nasceu em 25/12/43). Filho de trabalhadores e neto de imigrantes italianos. Concluiu o Curso primário, em 1954, em Săo Paulo e em 1959, o Curso ginasial no Seminário Nossa Senhora da Conceiçăo, em Cuiabá. Estudou no Seminário maior de Aparecida, em SP, onde concluiu em 1962 o Curso  Colegial.Nesta época, devido renúncia de Jânio Quadros em 1961 e com a mudança da forma de governo (de parlamentarismo para presidencialismo) ocorreram várias mudanças na sociedade que influenciaram também a Igreja, que neste contexto estava preocupada com a transformaçăo da estrutura social.
Era o período da Igreja Popular, que buscava a aproximaçăo do povo com a religiăo. Saviani fez parte do movimento JOC juventude Operária Católica se envolvendo com todas essas transformaçőes que estavam acontecendo. Continuou os estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Cięncias e Letras de Săo Bento da PUC/SP, que era um reduto de estudantes burgueses. Trabalhava, nesta época, no Banco Bandeirantes e concluiu seu curso de Filosofia, em 1966, tendo vivenciado profundas mudanças na sociedade, causadas pelo Golpe Militar em 1964. Deixou o Banco e foi lecionar Filosofia em escola pública. Por volta de 1966 passou a trabalhar em um órgăo da Secretaria de Educaçăo de Săo Paulo. Em 1967 atuou como professor do Curso de  Pedagogia da PUC/SP e ajudou a criar os Cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educaçăo nessa Instituiçăo. Em 1970 foi lecionar na recém criada Universidade Federal de Săo Carlos onde ajudou a implantar, em 1976 o Mestrado em Educaçăo, em convęnio com a Fundaçăo Carlos Chagas. Concluiu em 1971 o Doutorado, na área de Cięncias Humanas: Filosofia da Educaçăo, na
Faculdade de Filosofia Cięncias e Letras de Săo Bento, da PUC/SP. Em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a criar o Doutorado em Educaçăo nesta Instituiçăo. Em 1979 ajudou a criar a ANDE – Associaçăo Nacional de Educaçăo. Foi o fundador da ANPED e do CEDES. Em 1986 concluiu a Livre Docęncia na área de Cięncias Humanas: História da Educaçăo na Faculdade de Educaçăo da UNICAMP. Em 1988 participou da elaboraçăo de um anteprojeto da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educaçăo. Em 1988 coordenou o programa de pós graduaçăo da UNICAMP.

Periódicos:

SAVIANI, DERMEVAL. A NOVA LDB : ENTREVISTA COM DERMEVAL
SAVIANI. PRO-POSIÇÕES, São Paulo: n. 1, p. 7-13, mar./1990.

SAVIANI, DERMEVAL. POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA :
LIMITES E PERSPECTIVAS. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS,
Campinas: n. 24, p. 7-16, jun./2008.

SAVIANI, DERMEVAL. DEZEMBRO DE 1992. REVISTA DE EDUCAÇÃO
DA CNTE, Brasília (DF): v.1, p.19-30, jan.

SAVIANI, DERMEVAL. PRIMÓRDIOS DA INSTRUÇÃO POPULAR E A
LUTA PELA SUA DIFUSÃO. EDUCAÇÃO {PUCRS}, Santa Maria (RS): v.20,
p.55-63,SAVIANI, DERMEVAL. EDUCAÇÃO E POLÍTICA. DOXA, São Paulo (SP):v.1, p.155-164, jan./abr.,SAVIANI, DERMEVAL. A FUNÇÃO DOCENTE E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. EDUCAÇÃO & FILOSOFIA, Uberlândia: v. 11, n. 21/22,p. 127-140, jan./dez., /1997.

SAVIANI,DERMEVAL.ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS,Brasília: v. 60, n. 134, p. 208 - 217, abr./jun., /1974.

SAVIANI, DERMEVAL. CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A
EDUCAÇÃO. EM ABERTO, Brasília: v. 9, n. 45, p. 3 - 9, jan./mar., /1990.

SAVIANI, DERMEVAL. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E
SUA VEICULAÇÃO PELA REVISTA BRASILEIRA E DE ESTUDOS
PEDAGÓGICOS. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS,
Brasília: v. 65, n. 150, p. 273-290, maio/ago., /1984.
SAVIANI, DERMEVAL. GILBERTO FREYRE E ÁLVARO VIEIRA PINTO.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, Brasília: v. 68, n. 159,
p. 277 - 278, maio/ago., /1987.
SAVIANI, DERMEVAL. EDUCAÇÃO BRASILEIRA : PROBLEMAS.
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Campinas: v. 1, n. 1, p. 50-63, set./1978.

SAVIANI, DERMEVAL. UMA ESTRATÉGIA PARA A REFORMULAÇÃO
DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA: FORMAR O
ESPECIALISTA E O PROFESSOR NO EDUCADOR. EM ABERTO, Brasília:
v. 1, n. 8, p. 13 - 17, ago./1982.

SAVIANI, DERMEVAL. SISTEMAS DE ENSINO E PLANOS DE
EDUCAÇÃO : O ÂMBITO DOS MUNICÍPIOS. EDUCAÇÃO &
SOCIEDADE, Campinas: v. 20, n. 69, p. 119-136, dez./1999.

SAVIANI, DERMEVAL. A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO
BRASIL : TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. REVISTA
DIÁLOGO EDUCACIONAL, Curitiba: v. 1, n. 1, p. 21-40, jan./jun., /2000.

SAVIANI, DERMEVAL. CASEMIRO DOS REIS FILHO E A EDUCAÇÃO
BRASILEIRA. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Campinas: v. 22, n. 77, p. 161-
181, dez./2001.

SAVIANI, DERMEVAL. PERCORRENDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Campinas: v. 23, n. 81, p. 273-290, dez./2002.
SAVIANI, DERMEVAL. OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A NOVA
LDB. REVISTA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, São Paulo: v. 1, n. 3, p. 5-17,
dez./1988.

SAVIANI, DERMEVAL. PERSPECTIVA MARXIANA DO PROBLEMA
SUBJETIVIDADE-INTERSUBJETIVIDADE. ESPAÇO PEDAGÓGICO, Passo
Fundo: v. 10, n. 2, p. 77-97, jul./dez., /2003.

SAVIANI, DERMEVAL. O CHOQUE TEÓRICO DA POLITECNIA.
TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE, Rio de Janeiro: v. 1, n. 1, p. 131-152,
mar./2003.

SAVIANI, DERMEVAL. PRIMÓRDIOS DA INSTRUÇÃO POPULAR E A
LUTA PELA SUA DIFUSÃO : OS CASOS DA ITÁLIA E DO BRASIL.
EDUCAÇÃO : REVISTA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, Santa Maria: v. 20, n.
2, p. 55-63, /1995.

SAVIANI, DERMEVAL. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO
DO EDUCADOR. INTER-AÇÃO, Goiania: v. 5, n. 8, p. 63-69, jan./jun., /1981.

SAVIANI, DERMEVAL. O ESPAÇO ACADÊMICO DA PEDAGOGIA NO
BRASIL : PERSPECTIVA HISTÓRICA. PAIDÉIA [USP], Ribeirão Preto: v.
14, n. 28, p. 113-124, maio/ago., /2004.

SAVIANI, DERMEVAL. O PROTAGONISMO DO PROFESSOR JOEL
MARTINS NA PÓS-GRADUAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO,
Rio de Janeiro: n. 30, p. 21-35, set./dez., /2005.

SAVIANI, DERMEVAL. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO
BRASIL : TRÊS MOMENTOS DECISIVOS. EDUCAÇÃO : REVISTA DO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, Santa Maria: v. 30, n. 2, p. 11-26, /2005.

SAVIANI, DERMEVAL. POLÍTICA E GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. COMUNICAÇÕES : CADERNO DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIMEP,
Piracicaba: v. 10, n. 2, p. 93-103, dez./2003.

SAVIANI, DERMEVAL. INSTRUÇÕES ESCOLARES : CONCEITO,
HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS. CADERNOS DE HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO, Uberlândia: n. 4, p. 27-33, jan./dez., /2005.

SAVIANI, DERMEVAL. PEDAGOGIA : O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO NA
UNIVERSIDADE. CADERNOS DE PESQUISA, São Paulo: v. 37, n. 130, p. 99-
134, jan./abr., /2007.

SAVIANI, DERMEVAL. TRABALHO E EDUCAÇÃO : FUNDAMENTOS
ONTOLÓGICOS E HISTÓRICOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO,
Rio de Janeiro: v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr., /2007.

SAVIANI, DERMEVAL. EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO
NO BRASIL. PRO-POSIÇÕES, Uberlândia: v. 18, n. 1(52), p. 15-28, jan./abr., /
2007.
SAVIANI, DERMEVAL. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA
EDUCAÇÃO : ANÁLISE DO PROJETO DO MEC. EDUCAÇÃO &
SOCIEDADE, Campinas: v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out./jan., /2007.

SAVIANI, DERMEVAL. O PENSAMENTO DA ESQUERDA E A
EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA BRASILEIRA. PRO-POSIÇÕES, São Paulo:
n. 3, p. 7-21, dez./1990.

SAVIANI, DERMEVAL (ENTREVISTA). O NÓ DO ENSINO DE 2o GRAU.
BIMESTRE: REVISTA DO 2o GRAU, Brasíla: v. 1, n. 1, p. 13-15, out./1986.

Monografias:

SAVIANI, DERMEVAL. A NOVA LEI DA EDUCAÇÃO : TRAGETÓRIA,
LIMITES E PERSPECTIVAS Campinas: AUTORES ASSOCIADOS, 1999.
242 p. (Coleção Educação contemporânea).BBE.

SAVIANI, DERMEVAL. A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO
BRASIL : PENSANDO O PROBLEMA DA ORIENTAÇÃO In: A BÚSSOLA
DO ESCREVER : DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA ORIENTAÇÃO DE TESES
E DISSERTAÇÕES, p. 135-163. Florianópolis/São Paulo: UFSC/Cortez, 2002.
BBE.
SAVIANI, DERMEVAL. A QUESTÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES In: ANAIS : CONFERÊNCIA, SIMPÓSIOS, MESAS
REDONDAS, p. 521-524. Florianópolis: ENDIPE, 1996. BBE.

SAVIANI, DERMEVAL. DA NOVA LDB AO NOVO PLANO NACIONAL DE
EDUCAÇÃO : POR UMA OUTRA POLÍTICA EDUCACIONAL Campinas:
Autores Associados, 1998. 169 p..

SAVIANI, DERMEVAL. EDUCAÇÃO : DO SENSO COMUM À
CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA São Paulo: CORTEZ : AUTORES
ASSOCIADOS, 1980. 224 p. : il. (Coleção educação contemporânea).

SAVIANI, DERMEVAL. ENSINO PÚBLICO E ALGUMAS FALAS SOBRE
UNIVERSIDADE São Paulo: CORTEZ, 1985. 110 p. (Coleção Polêmicas do
nosso tempo ; 10).Inclui bibliografia.

SAVIANI, DERMEVAL. ESCOLA E DEMOCRACIA : TEORIAS DA
EDUCAÇÃO : CURVATUTA DA VARA, ONZE TESES SOBRE
EDUCAÇÃO E POLÍTICA São Paulo: CORTEZ : AUTORES ASSOCIADOS,
1986. 96 p.

SAVIANI, DERMEVAL. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA : PRIMEIRAS
APROXIMAÇÕES Campinas: AUTORES ASSOCIADOS, 2000. 122p. BBE.

SAVIANI, DERMEVAL. POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL : O PAPEL
DO CONGRESSO NACIONAL NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO São Paulo:
Cortez, 1987. 158 p.

SAVIANI, DERMEVAL. SOBRE A CONCEPÇÃO DE POLITÉCNICA Rio de
Janeiro: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 1989. 50 p.


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