Inclusão Digital
Calado,M.R.T*
Devido ao incômodo provocado pela circunstância de exclusão digital de grande parte da população, acredito na importância fundamental da educação a distância para possibilitar que uma significativa parcela de habitantes, distantes dos grandes centros urbanos do Estado de Pernambuco, possa ter acesso a educação formal , sendo excluídas nos processos de ensino-aprendizagem, participando, assim, dos meios de e técnicas que as novas tecnologias propiciam para uma melhor colocação no mercado de trabalho.
Aposto na modalidade de EAD para estudantes, jovens e adultos(inclusive os da boa idade). Isto significa inclusão, oportunidade, resgate da auto estima , além do aprendizado e do crescimento pessoal. Os Cursos EAD promovem , sobretudo, a inclusão digital e social, ferramenta necessária para qualificação do futuro profissional. No desejo de mudar essa realidade de exclusão, sonho com a criação de vários cursos a distancia de educação digital gratuitos e com boa conexão de funcionamento seja em qualquer plataforma, pois alguns dos nossos jovens nem sequer têm condições ainda de possuírem computadores pessoais e que tenham boa conexão em suas residências.
Mudar o quadro atual é de vital importância para nosso Estado, que receberá a Copa Mundial em 2014 e as Olimpíadas em 2016, devido a necessidade de ter mais e melhores profissionais qualificados. Assim, considero relevantes os cursos oferecidos pelo GOV/MEC (Alô Turista),SECTEC-PE(Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, SEE-PE (Secretaria Estadual de Educação),SENAC,SENAI e SEBRAE e outras instituições : eles visam proporcionar uma melhor formação para os habitantes de todos estados e, principalmente para nossa região Nordeste.
Não podemos, entretanto, menosprezar os obstáculos entraves que ocorrem na implantação desses cursos, como não podemos desconsiderá-los emde nossas vidas. Mas pelo que percebi até agora, já avançamos muito e a situação tende a se aperfeiçoar cada vez mais nos cursos e ambientes virtuais de aprendizagem. É necessário pois ter em mente a sábia advertência: "Apontar os erros e criticar é fácil...Difícil é indicar os caminhos."
* Educadora e Aluna em acesso ao Mestrado em Ciências da Educação-Inovação Pedagógica; Especialista em Gestão Escolar; Atuei na GEDH-UEEI_SEE_PE; Atua desde 1980 na Rede Estadual de Educação de PE no LIE(laboratório de Informática Educativa) exercendo a função de Professora Multiplicadora e Analista em Gestão Educacional na equipe Pedagógica da Gerencia de Inclusão Digital da SECTEC-PE(Secretaria Estadual de Ciência e TEcnologia de PE) desde 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário