Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ANÁLISE DO TEXTO O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades LINA MORGADO Artigo escolhido no site da ABED, para confronto: Título Autor (es) O papel do professor em contexto de ensino online Lina Morgado Link de acesso http://www2.abed.org.br/d_textos.asp PALAVRAS-CHAVES DO ARTIGO ESCOLHIDO (APENAS 4 PALAVRAS: UMA EM CADA ESPAÇO) 1. ensino online 2. interação 3. facilitação 4.visibilidade RESUMO DO TEXTO (evite ultrapassar esta página – p. 1) Resumo das idéias principais do texto de Lina Morgado: de que trata o texto? qual a sua característica principal? exige algum conhecimento prévio para entende-lo? descrição sintética do conteúdo (capítulos ou partes). O texto de Lina Morgado aborda o papel a ser desempenhado pelo professor em Salas Virtuais de Aprendizado, apontando a necessidade de mudanças de postura do educador no que se refere às práticas de interação. A autora aponta, sobretudo, os modos de intervenção do educador na resolução de problemas oriundos da ausência física do professor. Uma das principais exigências apontadas no texto é a superação desse problema. Para tanto, o profissional de educação na modalidade à distância deve procurar explorar as possibilidades de atuar como facilitador do aprendizado, estimulando nos alunos a autonomia do ato de estudar. Simultaneamente, é preciso que o professor se torne visível, apesar da virtualidade do ambiente de aprendizado, atuando propositivamente, propondo questões, buscando efetivamente o feedback, ou seja, a interação produtiva e o compartilhamento de conhecimentos. Se não houver a mudança de postura do professor, poderá se instalar a indesejável situação de abandono. Por outro lado, cabe também ao aluno buscar uma prática autodidata, fundamental para o bom resultado da interação entre professor e estudante no ambiente virtual.

RESENHA CRÍTICA
Dados Gerais
UE/Assunto
Tutor: Ivanildo Lopes
Participante:Márcia Rosane Tenório Calado
UE2/A mediação on-line
TOLPE04 Data da elaboração:2008

ANÁLISE DO TEXTO
O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades
Artigo escolhido no site da ABED, para confronto:Link de acesso http://www2.abed.org.br/d_textos.asp
Título: O papel do professor em contexto de ensino online
Autor (es):LINA MORGADO


PALAVRAS-CHAVES: ensino online, , interação, facilitação e visibilidade


RESUMO DO TEXTO


O texto de Lina Morgado aborda o papel a ser desempenhado pelo professor em Salas Virtuais de Aprendizado, apontando a necessidade de mudanças de postura do educador no que se refere às práticas de interação. A autora aponta, sobretudo, os modos de intervenção do educador na resolução de problemas oriundos da ausência física do professor. Uma das principais exigências apontadas no texto é a superação desse problema. Para tanto, o profissional de educação na modalidade à distância deve procurar explorar as possibilidades de atuar como facilitador do aprendizado, estimulando nos alunos a autonomia do ato de estudar. Simultaneamente, é preciso que o professor se torne visível,apesar da virtualidade do ambiente de aprendizado, atuando propositivamente, propondo questões, buscando efetivamente o feedback, ou seja, a interação produtiva e o compartilhamento de conhecimentos. Se não houver a mudança de postura do professor, poderá se instalar a indesejável situação de abandono. Por outro lado, cabe também ao aluno buscar uma prática autodidata, fundamental para o bom resultado da interação entre professor e estudante no ambiente virtual.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO
A reflexão da autora sobre ensino a distância integra um conjunto significativo de textos que abordam o tema, embora não traga idéias originais. Seu mérito é a objetividade e o fato de não idealizar o ensino a distância. Além disso, ela aponta em linhas gerais alguns procedimentos que devem ser adotados pelo professor para um resultado produtivo da prática de ensino online, tanto para os alunos como para os educadores.
O principal argumento que converge com os do texto Ingredientes do ensinar, de Madalena Freire, é a ênfase nos seguintes aspectos: a importância da efetiva interação entre o professor e o estudante, e a busca de uma autonomia do aluno no sentido de ser de fato sujeito na construção de seu próprio conhecimento. Esses dois aspectos estão na base das idéias desenvolvidas pelas autoras.

INDICAÇÕES DA RESENHISTA 

Uma das propostas que devem ser incorporadas na tutoria online é estimular o aluno a buscar novas fontes de conhecimento, apontando os rumos, sem, no entanto, deixá-lo sem orientação. Esse é um desafio importante, o de conscientizá-los sobre o desenvolvimento da autonomia do ato de estudar e da adoção de uma postura crítica. Isso é possível e viável porque a educação a distância mesma propicia essa prática, já que o aluno não tem a presença física do professor e dos colegas de curso. Em outras palavras, há um isolamento produtivo que deve ser explorado e não pode, evidentemente, ser confundido com a sensação de abandono.


Nenhum comentário: