COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO
Ingredientes do ensinar
Márcia Rosane Tenório Calado
De acordo com a visão dialógica da práxis educativa, característica da pedagogia de Freire, o autor estabelece que o ato de ensinar, para sua efetiva objetivação, está ancorado em três fundamentos básicos: intervenção, encaminhamento e devolução.
O ensinar, portanto, é um ato que se funda nas práticas relacionais dos sujeitos e, portanto, envolve uma complexidade de posturas e, sobretudo, de mudanças do comportamento sedimentado na simples e ultrapassada transferência de conteúdos. Para se alcançar, de forma produtiva, a verdadeira socialização do conhecimento, uma das principais exigências é a transformação do educador e do educando no decorrer do processo, aqui vistos como sujeitos críticos.
Os referidos fundamentos – intervenção, encaminhamento e devolução – são etapas entrelaçadas e indissociáveis.
A primeira delas diz respeito ao ato de intervir, isto é, ao em que o educador apresenta novas questões e provoca a problematização dessas questões. Nesse processo, é fundamental estimular a curiosidade do outro, iluminando aspectos do tema, do assunto, ou da realidade jamais vistos até então. Para provocar no educando o desejo de conhecer é necessário que o educador delimite bem o foco e explore, juntamente com o educando, as possibilidades de apreensão e compreensão do tema a ser estudado. O autor assevera que é fundamental que o educador também aprenda: o ato de educar assim o exige.
O segundo fundamento é o encaminhamento das questões, ou seja, são as propostas de atividades que podem sofrer interferências e possíveis mudanças de rumo. Nesse sentido, o objeto do conhecimento não é algo estático e unívoco. Pelo contrário, nesse objeto pulsam múltiplas questões que podem e devem ser explorado por ambos, educador e educando, em uma postura dialógica necessária e imprescindível.
Por fim, temos o terceiro e último fundamento, a devolução, que resulta da base
estruturante montada previamente pela intervenção e pela devolução. Observe-se que os fundamentos estão interligados e são interdependentes: o sucesso de um depende do outro. A chamada devolução é o momento do clímax; em outras palavras, é a consolidação do objetivo que se desejou alcançar ao longo do processo no qual os sujeitos envolvidos constroem o conhecimento, tendo dentro de si mesmos o horizonte amplo de possibilidades criativas.
Referência. Ingredientes do ensinar. In: FREIRE, Madalena. Avaliação e
planejamento: a prática educativa em questão. São Paulo: Espaço Pedagógico,1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário