Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2009

Inclusão Digital

Inclusão Digital
Márcia Rosane Tenório Calado*

Devido ao incômodo provocado pela situação de exclusão digital de grande parte da população, acredito na importância fundamental da educação a distância para possibilitar que uma significativa parcela de habitantes, distantes dos grandes centros urbanos do Estado de Pernambuco, possa ter acesso à educação formal, SENDO INCLUÍDAS nos processos de ensino/aprendizagem, participando, assim, dos meios e técnicas que as novas tecnologias propiciam para uma melhor colocação no mercado de trabalho.
Aposto na modalidade de educação a distância para os estudantes, jovens e adultos (inclusive os da terceira idade). Isso significa inclusão, oportunidade, resgate da auto-estima, além do aprendizado e do crescimento pessoais. Os Cursos EaD promovem, sobretudo, a inclusão digital e social, ferramentas necessárias para a qualificação do futuro profissional. No desejo de mudar essa realidade de exclusão, sonho com a criação de cursos a distância de educação digital gratuitos, pois muitos jovens e adultos não têm condições e não possuem computadores pessoais.
Mudar o quadro atual é de vital importância para o nosso Estado, devido à necessidade de ter mais e melhores profissionais qualificados. Assim, considero relevantes os cursos oferecidos pela SECTMA, SENAC e outras instituições: eles visam proporcionar uma melhor formação para os habitantes de todos estados e, principalmente, para a região Nordeste.
Não podemos, entretanto, menosprezar os obstáculos e entraves que ocorrem na implantação desses cursos, como não podemos desconsiderá-los em outros aspectos de nossas vidas. Mas, pelo que percebi até agora, já avançamos muito e a situação tende a se aperfeiçoar cada vez mais nos cursos e ambientes virtuais. É necessário ter em mente a sábia advertência: "Apontar os erros e criticar é fácil... Difícil é indicar os caminhos."

* Educadora / Graduada em Licenciatura em Letras com especialização em Gestão Escolar, Profª Multiplicadora de Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - Escola Estadual Saturnino de Brito e Analista em Gestão Educacional - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – SECTMA.