Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lançamento do Ubuntu 10.04

Cases e migrações

A intenção das entidades organizadoras do evento é difundir a nova versão do Ubuntu e a importância da utilização de Softwares Livres em casa e no trabalho.
Este lançamento promete superar todas as expectativas. Além da apresentação do Ubuntu pelo Fabio Filho, diretor da Canonical no Brasil, vamos apresentar diversos cases de migração, oportunidades e soluções para as empresas participantes.
O evento é gratuito e se divide em palestras, apresentação de cases e Install Fest.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Indígenas Digitais

TRIBUNA DA BAHIA
18/04/2010 23:35
CIADADE

Índios usam tecnologias como fonte de aprendizado

O curta-metragem Indígenas Digitais, um documentário que retrata como indígenas de várias etnias estão utilizando a tecnologia para troca de informação e aprendizado será lançado nacionalmente hoje no Oi Futuro em Ipanema, no Rio de Janeiro. No último dia 15, aconteceu em Salvador a pré-estreia do projeto, que é o resultado da parceria da ONG Thydewá com a Cardim Projetos e conta com o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, através do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural do Governo da Bahia, o Fazcultura.

No curta-metragem, integrantes de várias nações indígenas relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado. O filme aborda a necessidade do povo indígena de se expressar para o mundo e mostra como várias tribos dialogam entre si, conhecendo umas a realidade das outras.

Uma espécie de "link" entre a tecnologia e a manutenção das tradições,permitindo a inserção dos índios no mundo globalizado, mas, principalmente, deixando que eles sejam protagonistas de sua própria história. "Os índios apelidaram os computadores conectados à internet de "arco digital" porque é assim que eles agora desejam "caçar" a conquista dos seus direitos territoriais, de saúde, educação e de cidadãos do Brasil", enfatiza Sebastián Gerlic, idealizador e diretor do documentário. No filme é possível conhecer, por exemplo, a história da cacique Jamopoty, uma das primeiras mulheres alçadas ao cargo de cacique no Brasil. Informações www.indigenasdigitais.org/ www.oifuturo.org.br